quinta-feira, 15 de setembro de 2011

PARTICIPAÇÃO DO PROF. IVAN SANTOS (da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas) NO LANÇAMENTO DO OBSERVATÓRIO DE CONFLITOS

A Universidade Federal do Rio Grande - FURG realiza na quinta-feira, 15, o lançamento do Observatório de Conflitos Urbanos e Socioambientais no Extremo Sul do Brasil. Será às 18h30, na sala 6103 do Pavilhão 6, Campus Carreiros, dentro da programação do ciclo de palestras Quintas Urbanas. Após o lançamento, às 19h, o prof. dr. Ivan Santos da Universidade Central Marta Abreu de Las Villas, Cuba, aborda o tema “Governabilidade e participação popular em Santa Clara, Cuba”.
O Observatório tem como função registrar e divulgar os conflitos – urbanos e socioambientais – que, originários a partir da apropriação desigual de riqueza, territoriais e de poder, ocorrem no extremo sul do Brasil. Segundo os pesquisadores envolvidos, esses conflitos são chave para a compreensão da complexidade e diversidade de características que compõem o cenário da região bem como os posicionamentos (discursos) dos diferentes órgãos/grupos sociais.
Espera-se, através da coleta de dados, desvendar as desigualdades que compõem esses espaços e as relações e seus impactos sobre os diferentes setores sociais e o meio-ambiente bem como com a cidade.
Um dos objetivos é construir um banco de dados que serão divulgados a partir de 2012, fornecendo informações e subsídios para pesquisas na Iniciação Científica, Mestrado e Doutorado. Também é um dos objetivos contribuir para a produção da democracia na cidade buscando a construção da cidadania plena, na qual os conflitos e a discussão dos diferentes projetos se fazem presentes nos espaços públicos, em torno da utopia de cidade e de sua sustentabilidade.
O projeto surgiu no ano passado, com financiamento do CNPq, sob a influência do Observatório de Conflitos Urbanos (ETTERN/ PRUR) da Universidade Federal do Rio de Janeiro. A coleta de dados sobre os conflitos, em periódicos (principalmente jornais) das cidades de Rio Grande e São José do Norte iniciou no dia 1º de janeiro. As atividades são coordenadas pelo prof. dr. Carlos Roberto da Silva Machado (IE/FURG) e as informações já estão sendo sistematizadas para auxiliarem na produção de artigos científicos dos bolsistas e divulgar o Observatório ainda em 2011. O financiamento é do CNPq.
FONTE FURG: http://www.furg.br/index.php?id_noticia=17929 (13 SETEMBRO 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Seja bem-vindo

ao blog do Grupo de Política Natureza e Cidade